A alimentação ideal antes de uma competição de ciclismo

A alimentação ideal antes de uma competição de ciclismo

O dia de competir com sua bike, seja para um amador, seja para um profissional, é uma data especial. E é exatamente por isso que seus cuidados devem ser específicos, inclusive para ter um bom rendimento.

Isso inclui se alimentar de forma adequada, com comidas e suplementos que vão agregar em sua performance.

Para te ajudar a montar uma alimentação antes da competição, vamos te indicar algumas coisas que vão lhe dar um gás a mais no evento, além de ajudar o seu corpo a manter tudo funcionando da melhor forma possível.

Menos de duas horas antes da prova

O ideal nesse cenário é que não se coma muito, afinal a ingestão de grandes quantidades de alimentos pode ser prejudicial para o decorrer do evento, afetando o seu desempenho durante o circuito.

Procure por produtos que tenham alto índice de absorção e/ou carboidratos com baixos índices de glicemia, mas sempre em poucas quantidades.

Consumir muitas calorias logo antes de subir na bicicleta pode afetar sua performance.

Entre duas e três horas antes

Nesse caso, é recomendável o uso de lanches baseados em carboidratos e proteínas, que combinados tem o objetivo de evitar um abrupto aumento de glicose no sangue.

Isso faria seu corpo impedir o consumo de gordura, que serve como combustível para atravessar grandes distâncias.

Uma boa pedida aqui são as barrinhas de cereais, que por si só já possuem esse equilíbrio, além de serem de fácil digestão para o nosso organismo.

Mais de quatro horas antes da competição

Aqui está liberado realizar uma refeição normal, desde que não seja feita com alimentos muito pesados e elaborados.

É aconselhável evitar

Muitos têm a ideia equivocada de, no dia de competir, comer bastante antes do início. Porém, essa é uma prática errada, que normalmente resulta no consumo de muitos carboidratos, além do que seu corpo precisa para aquela atividade.

Partindo da ideia de que você já tem uma dieta balanceada, podemos dizer que seu corpo já tem as reservas necessárias, então evite ao máximo o uso excessivo de pães, torradas, massas e arroz.

Alimentos integrais, exatamente por permanecerem mais tempo no processo de digestão, além de grande índice glicêmico, não são recomendados para serem consumidos no período anterior a uma competição.

Atenção para o horário da sua competição

Se você vai participar de uma pedalada no período da manhã, sua preparação já deve começar no dia anterior, com uma boa noite de sono, para poder acordar um pouco mais cedo e se abastecer de energia. Procure realizar um bom café da manhã antes da largada.

Para as vespertinas, almoce sem exagerar, sem fugir da rotina e evitando consumir comidas gordurosas.

Suplementos

Utilizar suplementos para te dar a energia necessária para participar de uma competição, é uma alternativa boa para não ter que se preocupar com tudo o que for comer.

Eles ajudam você a evitar cãibras e desidratação, repõem os eletrólitos eliminados pelo suor e aumentam o seu desempenho.

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