5 dicas para melhorar seu aquecimento antes de treino físico

5 dicas para melhorar seu aquecimento antes de treino físico

Se você é adepto a prática esportiva ou mesmo a realização de exercícios físicos mais leves, sabe o quão importante é aquecer o corpo antes de se movimentar. Aliás, o aquecimento é uma preparação para a real ação.

No aquecimento é possível repetir movimentos que envolvem a musculatura a ser trabalhada com pouca ou nenhuma carga. Dessa forma, o fluxo de sangue que vai para os músculos é intensificado, se adequando rapidamente a elevação da produção de energia aeróbica, aquecendo a musculatura e reduzindo as chances de sofrer lesões.

Se você não tem o hábito de “se aquecer” antes do treino físico, então é hora de começar. Confira essas dicas:

5 minutos de aquecimento é suficiente

Existem aqueles que gostam de ficar 20 minutos antes do treino fazendo aquecimento. Porém, 5 minutos é suficiente para “despertar” os músculos e evitar possíveis lesões. Um artigo científico publicado no portal Outside, mostra que o aquecimento realizado nesse tempo é ideal para elevar a frequência cardíaca e temperatura, e ainda permite que você se mova melhor durante a execução da atividade.

Atenção: o mesmo estudo aponta que se o aquecimento for muito longo, você corre o risco de superaquecer e anular o seu desempenho na atividade física, já que fará o corpo consumir muito do suprimento de energia. Por isso, o recomendado é fazer aquecimento entre 5 a 10 minutos.

Aquecimento não é alongamento

Embora existam tipos de alongamentos que podem ser feitos como forma de aquecimento, o conceito de “aquecer” o corpo antes da prática da atividade física se resume em repetições usando o peso do corpo ou com carga leve.

Já o alongamento é responsável pela recuperação dos músculos, por isso é recomendado somente após a prática dos exercícios. Alongar o corpo está ligado com a flexibilidade da região a qual está sendo exercitada.

Se você gosta de fazer alongamento antes das atividades físicas, opte por aqueles dinâmicos, ou seja, com movimentos repetitivos.

Caminhada é uma boa forma de aquecimento

A caminhada realizada em um parque, na rua ou mesmo na esteira, funciona perfeitamente como aquecimento. Se planeja fazer uma atividade física em determinada hora do dia, tente caminhar alguns minutos antes.

Existem outras maneiras de aquecer a musculatura. Veja:

– Pular corda;

– Corrida estacionária;

– Polichinelo;

– Abdominais leves;

– Flexões do tronco;

– Rotação do quadril;

– Bicicleta ergométrica.

Benefícios do aquecimento

O aquecimento ajuda a:

– Reduzir lesões;

– Aumentar o desempenho da atividade;

– Melhorar a prática;

– Iniciar o gasto calórico;

– Garantir músculos mais fortes e resistentes.

Como incluir o aquecimento na rotina de treino?

Sabemos da importância do aquecimento e se você ainda não tem o hábito de aquecer o corpo antes da atividade física, é bom começar.

Planeje chegar mais cedo ao local que vai realizar o exercício físico, dessa forma, é possível se organizar para fazer pelo menos 5 minutinhos de aquecimento.

Outra dica é ir andando para o treino ou até mesmo de bicicleta. São duas maneiras de aquecer a musculatura e garantir inúmeros benefícios.

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